O Tipo de Sistema de Detecção e Prevenção de Incêndio deve ser Selecionado Principalmente pelo Tamanho do Projeto. Basicamente Existem dois Tipos de sistema: Convencional e Endereçável. O sistema Convencional Monitora o Ambiente por Setores(zonas), Quando o Alarme Dispara, a Central Consegue Identificar a Zona Acionada. Esse tipo de sistema é Indicado para Ambientes Pequenos e Projetos sem muita Complexidade, Como Lojas, Residências e Pequenos Ambientes.
O Sistema Convencional Funciona bem, mas Possui uma Restrição para Ambientes Maiores, onde não é Possível Identificar Exatamente o Ponto onde Ocorreu o Alarme ou Falha, pois não há um Endereço Pontual para o Dispositivo Acionado. Para Esses Casos Existe o Sistema Endereçável. Nesse Sistema, cada Dispositivo tem um Endereço Específico, Onde ao Disparar o Alarme ou Falha, a Central Consegue Informar o Local e o Tipo Exato do Dispositivo de alarme acionado.
Topologias de um sistema de incêndio
Em um Sistema de Detecção de Incêndios, Existem dois Tipos de Topologias.
Topologia (Classe A).
O Circuito de Topologia Classe A é Composto por um Cabeamento que Efetua o Retorno ao Sistema de Detecção Produzindo um Efeito de Realimentação, Deixando a Estrutura mais Segura, onde um Rompimento não Implique Necessariamente na Interrupção de Leitura dos Dispositivos.
Segue Exemplo de Topologia Classe A na figura abaixo:
Topologia (classe B).
O circuito de Topologia Classe B é Composto por um Cabeamento que não Possui o Retorno, não Tendo o efeito de Realimentação, Portanto não Sendo tão Seguro Quanto a Topologia de Classe A, onde o Rompimento Implicará em Falha de Leitura dos Dispositivos. A vantagem dessa Topologia por Ela ser mais Simples implica em menos Material para sua Implementação.
Segue exemplo de topologia classe B na figura abaixo: